Concelhos Cultura Informação Lamego Últimas

Exposição João Amaral no Museu de Lamego

[caption id="attachment_740" align="alignleft" width="300"]Memórias da vida de João Amaral Memórias da vida de João Amaral[/caption]

A exposição sobre o lamecense João Amaral foi inaugurada no dia 16 de maio e estará presente no Museu de Lamego até ao dia 30 de setembro.

 

“O gentilíssimo e talentoso João Amaral” é o nome da exposição que mostra quem foi João Amaral. Organizada por vários núcleos, a exposição biográfica inclui a apresentação de caricaturas, desenhos, projetos, fotografias, a recriação de uma sala de exposição do museu ao tempo deste museólogo e ainda a projeção de um documentário.

O Museu de Lamego revelou ao VivaDouro que a iniciativa pretende homenagear o lamecense e, ao mesmo tempo, integra um conjunto de iniciativas que ao longo do triénio 2015-2017 pretendem assinalar o centenário da fundação do Museu de Lamego, cujo primeiro diretor foi João Amaral, uma das figuras mais marcantes do século XX no concelho, tendo sido também um artista, museólogo, investigador e bibliófilo.

O seu nome estará marcado na história da caricatura por ter sido o artista do “Enterro do Grau”, em Coimbra, no ano letivo de 1904-1905, e nesse papel foi um dos principais responsáveis pela transformação do Livro do Curso com fotografias por irreverentes caricaturas, iniciando uma tradição que ainda hoje perdura.

[caption id="attachment_742" align="alignleft" width="300"]Artigos pertencentes ao primeiro diretor do Museu de Lamego Artigos pertencentes ao primeiro diretor do Museu de Lamego[/caption]

João Amaral nasceu em Lamego, em 1874 e desempenhou várias funções no concelho, como professor, diretor do museu, vereador da Câmara Municipal e membro da Comissão de Estética do Município, do Conselho de Arte e Arqueologia e da Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Remédios. Dedicou-se igualmente à investigação, escrevendo centenas de artigos em diversos jornais e manteve-se infatigável na missão de fixar em caricatura uma imensa galeria de personagens.

Segundo o Museu de Lamego um dos principais objetivos é “humanizar o Museu, contando a sua história, feita de objetos, mas acima de tudo de pessoas, criando empatia com os públicos, aumentando a afluência destes”, salientando ainda que “até ao momento o balanço da exposição é muito positivo, com a adesão a superar as expectativas. Sensivelmente a meio a exposição, foram já cerca de 5 mil os visitantes que viram “O gentilíssimo e talentoso João Amaral”.

 

Últimas Notícias

Tua Festival de Percursos Pedestres regressa em 2026

12/11/2025

Trail do Sino e da Castanha animou Tarouca

12/11/2025

Chef Maria Inês Melo encerra festival gastronómico "Moimenta com Sabor"

12/11/2025

Sabrosa apresenta projeto de recolha de biorresíduos com arranque oficial dia 14 de novembro

12/11/2025

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025