No dia 2 de agosto foi inaugurada no Antigo Matadouro, em Torre de Moncorvo, a exposição “incisão” de Augusto Brázio realizada no âmbito do ViViFiCAR e integrada no programa de itinerância da Bienal'25 Fotografia do Porto.
A sessão contou com a presença da vereadora do Município de Torre de Moncorvo, Piedade Meneses, e do fotografo, Augusto Brázio.
Do olhar de Augusto Brázio sobre o território e gentes de Torre de Moncorvo resultam imagens que reforçam a percepção de pertença do ser humano no ecossistema envolvente.
A exposição é composta por 9 fotografias impressas, várias fotografias em formato digital, um painel com a explicação do projeto e um vídeo do autor em que fala da sua experiência em Torre de Moncorvo.
O projeto ViViFiCAR abraça as ideias de “viver e ficar” enquanto eixos orientadores dos encontros imersivos entre artistas com as comunidades locais a partir de estratégias participativas de criação. Durante o ano de 2024, Sabrosa, Mêda e Torre de Moncorvo, receberam os Encontros Vivos, acolhendo 3 artistas em residência artística em cada município. Os artistas viveram nas casas dos embaixadores locais, e todo o processo criativo foi acompanhado por uma equipa de moderadores — Gabriela Vaz-Pinheiro, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira — e apoiado pelos mediadores locais.
Augusto Brázio (1964) é um fotógrafo português, com um percurso na área da fotografia desde os anos 90 do século XX. Venceu o Grande Prémio de Fotojornalismo Visão/ BES em 2008, foi membro do Colectivo Kameraphoto e um dos 13 fotógrafos portugueses escolhidos para o programa Entre Imagens (TP). Nos últimos anos, tem vindo a trabalhar questões de imigração, pertença e ocupação do território. As suas obras integram várias coleções em Portugal e Espanha. É representado pela Galeria das Salgadeiras.
A exposição pode ser visitada até dia 28 de setembro no antigo matadouro, em Torre de Moncorvo. Os interessados em visitar a exposição devem dirigir-se à Loja Interativa de Turismo.