Cultura Sabrosa

Exposição “Arqueologia em Sabrosa: entre o Corgo e o Pinhão”, no Espaço Miguel Torga

Será inaugurada no próximo sábado, dia 13 de julho, no Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta, a exposição “Arqueologia em Sabrosa: entre o Corgo e o Pinhão”.

Em exposição estarão os resultados preliminares dos trabalhos de prospeção arqueológica, estudo documental e arquivístico e análise histórica no âmbito do Projeto da Carta Arqueológica de Sabrosa, promovido pelo Município de Sabrosa nos finais de 2017.

O projeto, com a duração de três anos, será finalizado em 2020. No entanto, a vasta informação recolhida, tanto documental e arquivística como nos contextos da cultura material e arqueologia e, sobretudo, na avaliação da componente ambiental e orográfica da região, permitiu, já em 2019, analisar e documentar uma série de informações relevantes que merecem destaque.

O concelho de Sabrosa, um dos concelhos mais relevantes e importantes nos domínios da área classificada pela UNESCO (Alto Douro Vinhateiro), inscrita em 2001, mostra-se também como um dos concelhos mais importantes no âmbito do património histórico e arqueológico.

A exposição contará, no dia da abertura, com uma conferência na qual serão abordados os elementos mais significativos do trabalho realizado e serão também abordados diversos temas relevantes no que toca à atividade arqueológica, a importância da história e da divulgação e preservação do património histórico e cultural.

Últimas Notícias

Tua Festival de Percursos Pedestres regressa em 2026

12/11/2025

Trail do Sino e da Castanha animou Tarouca

12/11/2025

Chef Maria Inês Melo encerra festival gastronómico "Moimenta com Sabor"

12/11/2025

Sabrosa apresenta projeto de recolha de biorresíduos com arranque oficial dia 14 de novembro

12/11/2025

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025