CITAB - UTAD

Estamos todos ligados

​​​​​​​O Dia Mundial da Vida Selvagem é a celebração da magnífica diversidade biológica do nosso planeta, desde os genes aos ecossistemas. Festeja-se, pois, um mundo de múltiplas interações entre todos os seus elementos que, ao longo de quase 3,5 biliões de anos, tornaram o planeta Terra habitável para todas as espécies, incluindo o Homem.

A data (3 de março) desafia-nos a relembrar o valor inalienável da vida selvagem e das suas várias contribuições para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar humano na sua dimensão biológica, social e económica, científica e educativa, cultural, recreativa e estética.

Ora, à medida que os desafios ambientais globais continuam a aumentar, num mundo cada vez mais ligado, importa agora aproveitar as novas tecnologias para impulsionar a conservação dos ecossistemas e a coexistência entre humanos e as outras espécies, como um exemplo de boas práticas para as gerações futuras. E é com este intuito que o tema deste ano promove a ligação entre as pessoas e o planeta através da inovação digital em prol da conservação da vida selvagem. Neste âmbito, cientistas em todo o mundo têm vindo a realizar um esforço em conjunto com as populações humanas locais, no desenvolvimento e aplicação das novas tecnologias, para identificar espécies, monitorizar, em tempo real, a vida selvagem, ou melhorar a sustentabilidade das práticas de pesca, agrícolas e florestais, para beneficiar as pessoas e o planeta. De facto, com a inovação nas tecnologias digitais, é possível tornar mais eficiente a investigação e a comunicação orientadas por dados, colocando, depois, os resultados do esforço de proteção da vida selvagem ao alcance das comunidades. Isto permite obter, em tempo real, um impacto positivo na conservação da biodiversidade.

É, pois, uma ocasião para refletir sobre os múltiplos benefícios que as espécies nos proporcionam e contribuir para a diminuição das ameaças que enfrentam, apesar do esforço levado a cabo por homens e mulheres em todo o mundo. Não esqueçamos que, de acordo com a ONU, cerca de 1 milhão de espécies animais e vegetais se encontram ameaçadas de extinção e que, muitas delas, desaparecerão dentro de poucas décadas.

Celebremos, por isso, a vida selvagem e o importante trabalho de conservação que está a ser realizado em todo o mundo. Mas, não se esqueça, cabe-nos encetar um verdadeiro compromisso com o desenvolvimento sustentável para continuar a disfrutar dos benefícios da vida selvagem e dos recursos baseados na biodiversidade, diariamente!

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025