Desporto Santa Marta de Penaguião

Entre o Douro e o Marão, é ano de “trilhar Santa Marta de Penaguião”

Conhecido como o Berço D’Douro, o Município de Santa Marta de Penaguião, que vai do Douro ao Marão, decretou 2024 como o “ano oficial” para “trilhar” o concelho, de lés a lés, num total de 100 kms entre trilhos e Caminhos de Santiago.

Ao todo, ao longo do ano, serão seis os fins de semana escolhidos pela autarquia para levar a cabo esta iniciativa que pretende atrair locais e turistas. O primeiro dia (sábado) é dedicado a atividades diversas de valorização da gastronomia, vinhos, património, arte e cultura, e o segundo dia contempla uma caminhada pelas PR homologadas, que cruzam aldeias, quintas, vinhas, vales e montes, e levam o caminhante a imergir em paisagens simplesmente deslumbrantes.

Sílvia Silva, Vice-Presidente da autarquia penaguiense explica à nossa reportagem que a ideia de criar este “festival” surge pela riqueza paisagística, cultural e histórica do concelho duriense, aliadas à requalificação e criação de novos trilhos.

Temos uma riqueza paisagística extraordinária e já temos um significativo número de trilhos que requalificamos ao abrigo do programa Douro Histórico e que foram também alargados, criando mais dois.

Uma vez que criamos esses novos trilhos e que requalificamos os restantes em termos de sinalética e piso, achamos que era um bom ano para turisticamente ir buscar aquilo que melhor temos, a nossa paisagem”.

Olhando mais pormenorizadamente para a iniciativa, Sílvia Silva explica que a ideia é dar a conhecer as tradições e história do concelho aos que trilham o concelho.

“Nos diferentes trilhos acoplamos vários aspetos da nossa cultura, da nossa tradição e história de cada uma das freguesias.

No próximo trilho, por exemplo, falamos com um pastor para que as pessoas no momento da passagem pudessem ver as cabras e presenciassem essa vivência. Já no alto da serra, como é sabido, temos a tradição dos bombos e os participantes poderão apreciar esta arte. As pessoas já não querem caminha apenas por caminhar, se vêm até nós durante um fim de semana também procuram ver algo mais, perceber melhor a nossa génese.

Os trilhos são feitos durante o dia, mas a verdade é que temos um céu como se vê em poucos locais do país. Estando a astrofísica também em voga queremos também explorar este segmento”.

O “Ano Oficial para Trilhar Santa Marta de Penaguião” começou em março, com um fim-de-semana em que o pedestrianismo se aliou ao Campeonato Nacional de Enduro.

Os dias 27 e 28 de abril são para “Trilhar o Marão”, com enfoque na biosfera da Serra do Marão, e em dois momentos diferenciadores: ser pastor por uma manhã e, à noite, uma visita guiada ao céu, uma experiência de astronomia fantástica.

A 29 e 30 de junho o convite é para “Trilhar Belas Vistas”, para sentir as faldas do Marão, as águas refrescantes do rio Aguilhão e ainda “pôr as mãos no barro”, numa experiência de olaria.

O dia 25 de julho é para “Trilhar o Caminho” (Caminho Português de Santiago do Interior), pela rota de peregrinação medieval que atravessa o concelho.

No último fim-de-semana de setembro, dias 28 e 29, acontece o “Trilhar as Vindimas”, numa época em que o Douro está em festa, as uvas são colhidas e transportadas para o lagar, e os participantes podem participar nestas atividades, nomeadamente, na vindima e na pisa das uvas.

Termina este ano oficial para Trilhar Santa Marta de Penaguião nos dias 23 e 24 de novembro a “Trilhar a Castanha”, com um novo convite para subir à serra do Marão, desfrutar da magia das cores da natureza no outono, percorrer a margem do rio Aguilhão e apreciar os sabores da castanha e do mel, produtos de excelência neste concelho.

Com os trilhos disponíveis ao longo de todo o ano, mantidos ao abrigo do protocolo da autarquia com a empresa NTN, qualquer um pode ir até Santa Marta de Penaguião vivenciar esta experiência  acedendo ao convite da Vice-Presidente da autarquia que não hesita em assumir que visitar o concelho “é uma experiência sensorial, seja pelas paisagens, pela gastronomia, pelos vinhos ou pela forma que recebemos quem vem até nós”

Últimas Notícias

Tua Festival de Percursos Pedestres regressa em 2026

12/11/2025

Trail do Sino e da Castanha animou Tarouca

12/11/2025

Chef Maria Inês Melo encerra festival gastronómico "Moimenta com Sabor"

12/11/2025

Sabrosa apresenta projeto de recolha de biorresíduos com arranque oficial dia 14 de novembro

12/11/2025

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025