Opinião

Em nome da Coesão

O Movimento do Interior apresenta esta semana um documento com um conjunto de medidas,que pretendem contribuir para a inversão da persistente tendência de alargamento dos desequilíbrios entre as diferentes parcelas do território nacional.

Esta iniciativa mereceu o Alto Patrocínio do Presidente da República e envolveu um conjunto de debates pelo País, onde diversas personalidades expuseram as suas ideias e contribuíram para o debate desta causa nacional.

Somos um País coeso em termos de valores, de identidade e de cultura, mas são conhecidas as graves assimetrias de desenvolvimento regional e de ocupação territorial. Com efeito, a densidade populacional média do interior é de 0,28hab/ km2, enquanto no litoral é de 104,2hab/ km2. Se considerarmos as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, conclui-se que concentram cerca de 45% do total da população. Este cenário agrava-se, se associarmos osdébeisindicadores socioeconómicosdo interior, resultantes de um histórico encravamento geográfico que tem acentuado esta condição face aos centros mais dinâmicos.

As desigualdades quando assumem proporções desta natureza, são um sério obstáculo ao desenvolvimento, à consagração do princípio constitucional da igualdade de oportunidades e à justiça social.Sem dúvida que o País se depara com um grave problema de coesão económica e social.

A forte adesão às iniciativas, que decorreram durante os últimos meses, promovidas pelo Movimento do Interior, com a participação ativa de elementos de diferentes quadrantes políticos e da sociedade denota a consciência que existe sobrea necessidade de inverter esta situação. Existe esperança para que as forças centrípetas se sobreponham às centrífugas e assim se promova um desenvolvimento regional mais equilibrado.

Urge, pois, unir esforços para contrariar o excesso de centralismo reinante, quer da órbita nacional, quer da órbita regional.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025