Fontaínhas Fernandes

Em defesa da linha do Douro

A recente informação das Infraestruturas de Portugal veiculada pela comunicação social que a eletrificação dos troços ferroviários Marco-Régua e Régua-Pocinho não têm data marcada, fazem da linha do Douro a mais atrasada do plano de modernização ferroviária nacional. Sem dúvida que, para o interior, vontades políticas dificilmente são realidades!

A eletrificação entre o Marco e a Régua encontra-se em fase contratação. Quanto à modernização do troço Régua-Pocinho, estima-se que os estudos, projetos e a avaliação de impacte ambiental somente estejam concluídos em 2027. Estamos a falar de um canal ferroviário já existente, pelo que não se entende esta calendarização.

Sem dúvida, a requalificação da linha do Douro não é uma prioridade nacional. Em termos de financiamento a prioridade também é baixa, atendendo a que não está previsto nos programas do novo quadro comunitário, devendo o custo do troço Pocinho-Barca d’Alva ser assegurado pelo Orçamento de Estado ou por outras fontes de financiamento. O Fundo Ambiental pode ser a solução, pois sob o chapéu da descarbonização, não deve concentrar-se apenas no financiamento de redes dos grandes eixos urbanos.

Os durienses devem manter o mesmo empenho manifestado na petição enviada à Assembleia da República em defesa do investimento na reabertura, requalificação e modernização da Linha do Douro até Barca d’ Alva. Os motivos mantêm-se, pois, relançar a linha do Douro tem reconhecido potencial turístico e mesmo de transporte de mercadorias, ligando o litoral Norte ao sistema ferroviário europeu. É essencial para o desenvolvimento económico de uma região que se esvazia, permitindo ligar quatro patrimónios da Humanidade (Porto, Alto Douro Vinhateiro, Foz Côa e Salamanca),

Indubitavelmente, este tema deve ser objeto de discussão pelos partidos políticos e pelos candidatos a novos representantes do Douro para o novo ciclo de governação que se avizinha. É tempo de apresentar propostas que, num contexto de acelerada transformação da sociedade, garantam um processo efetivo de convergência do Douro.

Últimas Notícias

Tua Festival de Percursos Pedestres regressa em 2026

12/11/2025

Trail do Sino e da Castanha animou Tarouca

12/11/2025

Chef Maria Inês Melo encerra festival gastronómico "Moimenta com Sabor"

12/11/2025

Sabrosa apresenta projeto de recolha de biorresíduos com arranque oficial dia 14 de novembro

12/11/2025

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025