Os intercâmbios escolares entre as duas instituições vêm de longa data e têm permitido enriquecer a formação dos alunos e fortalecer o padrão de excelência da escola de Lamego.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego recebeu, durante toda a passada semana, um grupo de estudantes do VM Salgaocar Institute of International Hospitality Education, da Índia, numa iniciativa que promoveu internacionalmente a experiência enogastronómica do Douro e o conhecimento do património cultural, natural e imaterial duriense.
Durante uma semana, a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego (EHTD-L) recebeu uma delegação de alunos do VM Salgaocar, Instituto de Educação Internacional em Hotelaria (VMSIIHE), uma escola de hotelaria de Goa, estado indiano com fortes ligações a Portugal. Este programa de intercâmbio cultural e educacional entre as duas escolas também envolve os alunos da EHTD-L que costumam deslocar-se ao instituto de Goa.
O VM Salgaocar é um estabelecimento de ensino de classe mundial e usa metodologias de ensino inovadoras, preparando os seus alunos para carreiras de sucesso em gestão hoteleira internacional e artes culinárias. O grupo, composto por 12 estudantes e 1 professor, foi calorosamente recebido pela comunidade escolar da EHTDouro-Lamego.
Durante a visita, os alunos indianos participaram na "The Douro Gastronomy and Wine Experience 2025", um programa com diversas atividades práticas e workshops sobre a rica tradição culinária do Douro, assim como os seus vinhos. As sessões incluíram aulas sobre técnicas de cozinha tradicional portuguesa, enologia e harmonização de vinhos, ministradas por chefs e especialistas da região.
Por outro lado, os alunos portugueses também puderam enriquecer os seus conhecimentos, ao conhecerem a cultura e a gastronomia indiana. Os estudantes goenses realizaram apresentações e demonstrações de pratos típicos da Índia, proporcionando um verdadeiro banquete de sabores exóticos e técnicas inovadoras.
O Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Lamego, Dr. Miguel Duarte, destacou a importância deste tipo de iniciativas: "Este intercâmbio é uma excelente oportunidade para os nossos alunos adquirirem uma visão global da hotelaria e da gastronomia. A troca de conhecimentos e experiências com os estudantes indianos é inestimável e fortalece os laços entre as duas culturas."
O "The Douro Gastronomy and Wine Experience" incluiu visitas a quintas vinícolas da região do Douro, a estabelecimentos hoteleiros de referência mundial e roteiros turísticos e culturais, sem faltarem os momentos de convívio entre os alunos das duas instituições. Esta experiência, para além de educativa, visa também promover valores como a diversidade, a inclusão e o respeito mútuo.
Este intercâmbio, é um exemplo concreto de como a educação e a cultura podem unir Escolas e enriquecer mutuamente com as suas boas práticas, conhecimento e tradições, preparando os jovens portugueses para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e interligado.
A semana encerrou em festa, com um evento no restaurante Vintage da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, onde os alunos das duas escolas mostraram os seus talentos musicais, interpretando peças tradicionais, canções e mostrando danças de ambos os países.