Editorial

Editorial - novembro 2022

Estimados Leitores,

Aproximar os políticos dos eleitores é essencial. Aproximar os nomeados políticos dos próprios políticos e dos eleitores também é essencial.

Porque os que estão na coisa política precisam de fazer com que as suas decisões sejam as melhores para as pessoas. E muitas vezes conhecer os problemas reais é o que faz com que as decisões sejam as melhores.

Mas os decisores políticos e os seus nomeados não podem, não conseguem e não é desejável que façam tudo o que os seus eleitores desejam. Equilibrar os pontos, os pedidos, as solicitações e conseguir fazer cumprir orçamentos e atribuições financeiras é um trabalho complexo de organização e disciplina política.

Para os territórios de baixa densidade esta questão é ainda é mais pertinente; pois a proximidade é muito maior e a perceção dos eleitores e dos políticos do seu poder e capacidade de influência mútua também é maior.

Mas para o desenvolvimento dos territórios é absolutamente necessário que o financiamento dos projetos europeus, do PRR, do P2030 e de todos os outros sistemas de apoio pois só com a força de todos, promotores, decisores locais e com o suporte estratégico dos projetos financiados é que se podem realizar ações com bons resultados.

Para isso é preciso estarmos atentos e ter a capacidade de trabalho para apresentar os projetos que fazem sentido que são multiplicadores do investimento.

Últimas Notícias

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025

Cinco murais do Douro Street Art Festival nomeados para Melhor Obra de Arte Urbana do Mundo

7/11/2025

Estudantes de mestrado da UTAD exploram boas práticas de conservação animal em Espanha

30/10/2025

Reabilitação do Pavilhão Álvaro Magalhães corrige várias anomalias

30/10/2025

Reabilitação de passeios melhora circulação pedonal

29/10/2025