Sociedade

Ecocidadania: Projeto incentiva comunidades da Região do Douro a restaurar a natureza e promover estilos de vida sustentáveis

​​​​​​​A Associação BioLiving lançou o projeto Ecocidadania: educar, capacitar, transformar, uma iniciativa dedicada à educação e formação ambiental e à participação cívica das comunidades locais da região do Douro. Com o apoio do Fundo de Sustentabilidade do Six Senses Douro Valley, o projeto pretende envolver cidadãos de todas as idades na recuperação ecológica de espaços verdes, na promoção da biodiversidade e na adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.

O Ecocidadania foca-se em ações práticas e dinâmicas de sensibilização ambiental, fomentando o envolvimento direto da população na proteção da natureza. Ao longo do ano, estão previstas várias atividades ligadas à sustentabilidade — desde a reflorestação e restauro ecológico até à agroecologia, mindfulness e bem-estar na natureza e economia circular.

Depois de alguns meses de preparação e planeamento, o projeto Ecocidadania começou no terreno no dia 27 de março de 2025, com uma ação de voluntariado ambiental em Cambres, organizada em parceria com a Junta de Freguesia. Numa manhã os participantes ajudaram a restaurar um jardim público através da plantação de 150 árvores e arbustos autóctones, trazendo mais vida e biodiversidade àquele espaço.

Nos próximos meses, o Ecocidadania vai continuar a chegar às comunidades da região com novas iniciativas abertas à participação de todos:

21 de maio – Conversa sobre o impacto do restauro ecológico na saúde humana e ambiental, seguido de uma sessão de mindfulness na natureza nos Jardins Históricos da Quinta Vale de Abraão, em parceria com o Santuário Animal Vida Boa;

31 de maio - Ecoturismo - Workshop formativo e passeio interpretativo na Zona de Lazer Bairro da Ponte em Lamego em parceria com a Junta de Freguesia de Lamego;

14 de junho - MiniBioblitz - Monitorização de vida selvagem nos Jardins Históricos da Quinta Vale de Abraão, com o Santuário Animal Vida Boa;

21 de junho - Sessão de cinema ambiental sobre Biodiversidade, seguida de discussão sobre gestão florestal e suas implicações na biodiversidade local na Associação Portas Pra Vida em parceria com a Junta de Freguesia de Lamego;

4 de outubro (Dia Mundial do Animal) – Workshop de Culinária canina sustentável com petiscos naturais para patudos, em colaboração com o GPARegua, ACA e Santuário Animal Vida Boa.

Estas e outras ações irão envolver vários parceiros locais como o Centro Social Paroquial de Cambres, a Associação Voluntária de Lamego, UTAD, APPACDM de Sabrosa, associações de defesa animal, como as anteriormente referidas, e as juntas de freguesia de Cambres e Lamego. Esta rede de colaboração permitirá criar oportunidades para os cidadãos se tornarem agentes ativos na proteção do ambiente, promovendo a partilha de conhecimento, o voluntariado ambiental e a inclusão social.

O Ecocidadania quer chegar a um público diversificado, incluindo famílias, escolas, seniores, técnicos educativos e todas as pessoas interessadas em contribuir para um futuro mais verde e sustentável. A participação nas atividades é gratuita, sendo apenas necessária uma inscrição prévia.

A BioLiving convida todos os cidadãos e entidades da região a fazerem parte deste projeto. Para saber mais ou inscrever-se nas atividades, basta seguir as redes sociais da Associação ou contactar através do email [email protected] ou por telefone 935 293 911 / 935 722 313 (chamada para a rede móvel nacional).

Últimas Notícias

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025

Cinco murais do Douro Street Art Festival nomeados para Melhor Obra de Arte Urbana do Mundo

7/11/2025

Estudantes de mestrado da UTAD exploram boas práticas de conservação animal em Espanha

30/10/2025

Reabilitação do Pavilhão Álvaro Magalhães corrige várias anomalias

30/10/2025

Reabilitação de passeios melhora circulação pedonal

29/10/2025