Sociedade

Denominação de origem ‘Porto’ em perigo após decisão da Justiça europeia

A justiça europeia deu permissão a uma marca de uísque britânica para usar a denominação “Port”, prejudicando assim os interesses das denominações de origem de vinhos nacionais.

Segundo um comunicado do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), “O Instituto, discordando desta decisão, foi até onde era possível na defesa dos interesses da denominação de origem Porto, uma decisão que prejudica os interesses das denominações de origem de prestígio".

O instituto refere ainda que vai analisar "exaustivamente as implicações deste acórdão e adaptar a estratégia de defesa da denominação de origem Porto e do seu prestígio ao enquadramento jurídico atual".

No acórdão entretanto divulgado, o Tribunal de Justiça da UE assinala "que não se pode considerar que a incorporação numa marca de uma denominação protegida, como a denominação de origem 'port', seja suscetível de explorar a reputação dessa denominação de origem quando a referida incorporação não leve o público relevante a associar essa marca ou os produtos para os quais foi registada à denominação de origem em causa ou ao produto vitivinícola para o qual esta é protegida".

O litígio original opôs o IVDP ao Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) por este ter registado como marca da UE o sinal distintivo 'Port Charlotte', da empresa britânica BruichladdichDistillery, pedido para identificar uísque.

Últimas Notícias

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025

Cinco murais do Douro Street Art Festival nomeados para Melhor Obra de Arte Urbana do Mundo

7/11/2025

Estudantes de mestrado da UTAD exploram boas práticas de conservação animal em Espanha

30/10/2025

Reabilitação do Pavilhão Álvaro Magalhães corrige várias anomalias

30/10/2025

Reabilitação de passeios melhora circulação pedonal

29/10/2025