Alijó Política

Crime de prevaricação retira mandato a presidente da Junta do Pinhão

Sandra Moutinho, presidente da Junta de Freguesia do Pinhão, juntamente com a secretária e o tesoureiro, foram condenados pelo crime de prevaricação sendo condenados à perda de  mandato e dois anos e meio de pena de prisão, suspensa.

A decisão do Tribunal de Vila Real surge depois deste ter dado como provado que os arguidos, enquanto membros do executivo daquela junta, cederam um quiosque de promoção turística na vila a um operador trístico, não cumprindo os habituais procedimentos nestes casos.

De acordo com o acórdão do tribunal, o espaço foi cedido a um particular pela quantia de 150 euros mensais, depois de cedido à própria junta, pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em 2018, num contrato onde se podia ler que “o seu titular não podia fazer-se substituir no exercício dos direitos que o mesmo conferia, nem transmitir esses direitos a outras entidades, sem autorização expressa da APDL”.

“O tribunal concluiu que arguidas e arguido agiram deste modo, sem qualquer procedimento pré-contratual com vista a receção de propostas de outros potenciais interessados, sem caderno de encargos, sem fundamentação para a escolha daquele interessado concreto, sem conhecimento e aprovação da assembleia de freguesia e da APDL, com o intuito de beneficiar o referido empresário na sua atividade comercial”, lê-se na decisão judicial.

Até ao momento a autarca ainda não prestou qualquer esclarecimento, contudo o VivaDouro conseguiu apurar que Sandra Moutinho irá enviar uma nota à comunicação social, dando conta que irá recorrer desta decisão.

Últimas Notícias

Tua Festival de Percursos Pedestres regressa em 2026

12/11/2025

Trail do Sino e da Castanha animou Tarouca

12/11/2025

Chef Maria Inês Melo encerra festival gastronómico "Moimenta com Sabor"

12/11/2025

Sabrosa apresenta projeto de recolha de biorresíduos com arranque oficial dia 14 de novembro

12/11/2025

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025