Comboio especial da Festa das Vindimas do Douro circula a 20 e 27 de setembro
Paisagem, tradição, cultura e gastronomia unem-se para celebrar a alma duriense na Festa das Vindimas do Douro 2025. Este programa turístico da CP-Comboios de Portugal está de regresso, para proporcionar aos participantes uma experiência imersiva e sensorial única, que inclui uma viagem de comboio, a participação na colheita das uvas e um almoço típico numa quinta da região.
Este ano, o comboio especial da Festa das Vindimas, reservado em exclusivo para o evento, realiza-se nos sábados 20 e 27 de setembro, contando com serviço de cafetaria e bar a bordo.
A jornada começa com uma viagem pela icónica linha do Douro, entre Porto-Campanhã e o Pinhão, permitindo aos passageiros desfrutar da beleza natural da região do Alto Douro, paisagem classificada como Património da Unesco. Seguem, depois, para a Quinta da Avessada, onde serão recebidos com música e iguarias da região, como, por exemplo, o tradicional pão e bola de carne. Ainda durante a manhã, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a experiência de uma vindima, conhecendo as suas tradições, e de ouvir explicações sobre as castas e a história da região.
Para revigorar o corpo e a alma, os visitantes vão degustar um almoço regional que inclui várias propostas gastronómicas, desde entradas (pataniscas de bacalhau, enchidos variados e pão de Favaios), sopa à lavrador e naco de vitela estufado em vinho tinto, até aos doces regionais e, claro, os vinhos da região do Douro.
Já durante a tarde, irão visitar os lagares e será dado início à lagarada, com a tradicional pisa das uvas, seguida de uma prova comentada de vinhos licorosos no espaço da Enoteca da Quinta da Avessada. O regresso é feito de autocarro até à estação da Régua, de onde parte o comboio em direção ao Porto.
Para a CP, o programa da Festa das Vindimas do Douro reafirma o compromisso da empresa com o turismo sustentável, de qualidade, autêntico e consciente, destacando o comboio como meio de transporte ecológico e potenciando a valorização das regiões e dos seus produtos endógenos.