Em setembro, a Fundação da Casa de Mateus apresenta uma programação que cruza criação contemporânea e música num diálogo entre território, tradição e património cultural.
O programa integra a residência artística UmbigoLAB, com a artista Jiôn Kiim, e dois concertos de destaque: Ecos de um Salão Esquecido, com a soprano Laetitia Grimaldi e o pianista Joe Coronado, e Drumming GP – Biografia Sonora de Steve Reich, pelo Drumming Grupo de Percussão.
No dia 21 de setembro, às 18h00, Laetitia Grimaldi e Joe Coronado apresentam o recital Ecos de um Salão Esquecido, evocando a Belle Époque parisiense e dando voz a melodias francesas e portuguesas marcadas pelo lirismo e pela elegância.
De 8 a 27 de setembro, Jiôn Kiim desenvolve em Mateus uma investigação no campo expandido do desenho, cruzando tradição, património cultural e ambiente natural de Vila Real.
A residência, integrada no projeto Escola das Transições, reflete sobre o papel da arte na criação de novas perspectivas perante os desafios ecológicos e sociais contemporâneos. No dia 27, às 16h30, será realizada uma sessão aberta ao público.
Também dia 27, às 18h00, o Drumming Grupo de Percussão revisita o universo de Steve Reich, mestre da música minimal e inspiração fundadora do grupo, numa pequena, mas expressiva festa-festival sob direção musical de Miquel Bernat.