Cultura Tarouca

Concerto “Spes In Molitia” celebra tradição e homenageia figuras marcantes da Filarmónica de Tarouca

Cada interpretação, amplificada pela acústica singular da igreja, traduziu-se em momentos de arte e celebração, reforçando o valor da música como património vivo do concelho.

A esperança na resiliência é o que nos permite ultrapassar desafios e construir legados que perduram. Foi com esta mensagem que a Igreja de S. Pedro acolheu o concerto “Spes In Mollitia” pela Associação Filarmónica de Tarouca, um evento que exaltou a qualidade musical e a longa tradição de quase dois séculos desta filarmónica.

O concerto foi também um momento para homenagear aqueles que contribuíram para o percurso da Filarmónica. Augusto Funina e a sua família, cujo apoio e dedicação têm sido pilares essenciais para o crescimento da associação, receberam uma merecida homenagem.

Outro momento especial foi a celebração dos 10 anos de dedicação do maestro Rui Lima à frente da Associação Filarmónica de Tarouca. Reconhecido pela sua visão artística e liderança, o maestro foi ovacionado pelos músicos e pelo público, que reconheceram a sua importância no contínuo aperfeiçoamento da filarmónica e na preservação da sua identidade cultural.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, destacou a importância de eventos como este para honrar a história e projetar um futuro onde a música continua a ter um papel fundamental. “A Associação Filarmónica de Tarouca é um exemplo vivo de como a dedicação e o talento podem atravessar gerações, criando algo verdadeiramente especial e duradouro”, afirmou.

Num cenário perfeito, onde a acústica da Igreja de S. Pedro valorizou cada nota, a música mais uma vez demonstrou o seu poder de unir e emocionar, numa tarde que ficará na memória de todos os que tiveram o privilégio de assistir.

Últimas Notícias

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025

Cinco murais do Douro Street Art Festival nomeados para Melhor Obra de Arte Urbana do Mundo

7/11/2025

Estudantes de mestrado da UTAD exploram boas práticas de conservação animal em Espanha

30/10/2025

Reabilitação do Pavilhão Álvaro Magalhães corrige várias anomalias

30/10/2025

Reabilitação de passeios melhora circulação pedonal

29/10/2025