O Município de Torre de Moncorvo e a DSTelecom assinaram no passado dia 20 de maio, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo um protocolo que permitirá a expansão da rede de fibra ótica, que irá beneficiar mais 3500 famílias, ficando assim o concelho com cobertura total em fibra ótica para todas as operadoras comerciais e respetivos munícipes.
Este protocolo inclui também a cobertura de pontos de interesse económicos e turísticos, tais como a Área Empresarial da Junqueira, garantindo fibra às empresas residentes, assim como implementação de cobertura na zona da Praia Fluvial da Foz do Sabor.
A DSTelecom implementará um “Point of Presence” (POP) e depois de verificadas as condições técnicas adequadas de forma a garantir qualidade de fornecimento do serviço, o mesmo ficará situado no logradouro da antiga escola de Maçores.
Em contrapartida pelo uso temporário do imóvel a DSTelecom compromete-se a efetuar a manutenção de toda a Rede Privada de Fibra Ótica, atualmente existente no Município, com um tempo máximo de reposição dos serviços em 12 horas, e de forma a garantir um bom desempenho dos Serviços Municipais.
A empresa efetuará ainda o ajuste do traçado da rede de fibra ótica de forma a garantir cobertura em todas as infraestruturas/edifícios Municipais, assim como dos pontos de interesse, que possam surgir após assinatura deste contrato, e onde a carência de serviços de fibra ótica é elevada e em conformidade com os projetos entregues em comunicação prévia por parte da Câmara desde que se encontrem dentro da mancha de cobertura da DSTelecom.
Os habitantes de Torre de Moncorvo podem verificar a disponibilidade de cobertura da fibra indicando a sua morada ou ponto de referência através do e-mail [email protected] ou do contacto telefónico gratuito 800 910 660.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, José Meneses este “é um dos contratos mais importantes que assinamos nos últimos tempos, uma vez que se destina a dar cobertura a 100% de fibra ótica em todo o concelho, até ao final do ano. Este é um passo muito importante que nos vai permitir uma maior capacidade de rede e que nos poderá ajudar a atrair gente para o concelho, em especial os tão falados nómadas digitais.”
Ricardo Salgado, CEO da DSTelecom, afirma que “Com esta nova expansão, queremos proporcionar uma conectividade de qualidade e fomentar a competitividade e a inovação em zonas tradicionalmente menos favorecidas em termos de infraestrutura tecnológica. Este é mais um passo no nosso compromisso em promover a inclusão digital e reduzir as desigualdades no acesso à internet”.