Moimenta da Beira Sociedade

CLDS de Moimenta da Beira desafia voluntários a conversar com idosos sozinhos

A solidão é um dos maiores dramas dos idosos, problema que se agrava nas épocas festivas e familiares.

Para disponibilizar uma voz amiga a estas pessoas, a Gentes CDLS-4G de Moimenta da Beira, entidade que promove a inclusão e integração de públicos vulneráveis, lançou a iniciativa "Quando o telefone toca, a Voz da Geração Solidária", para a qual chama voluntários dispostos a conversar com idosos que se sintam sozinhos e queiram desabafar nestes dias mais nostálgicos que antecedem o Dia de Natal.

Este acompanhamento à terceira idade já é feito de outras formas, o que permitiu auferir que há 57 idosos sozinhos no concelho, mas, de acordo, com a CLDS, entendeu-se que era necessário um reforço nesta época. Desta forma, está disponível um formulário de inscrições para voluntários, a quem será, depois, atribuído um número aleatório e se encontre uma altura conveniente para ambos dialogarem.

Os interessados em ter uma voz solidária para lhes dar um pouco de aconchego também têm de se inscrever pela mesma via. Os familiares ou amigos podem fazê-lo por eles preenchendo o formulário online.

Independentemente do número de interessados neste gesto solidário, a instituição pode contar com o Banco Local de Voluntariado, que integra mais instituições, mas pode sempre colaborar nesta campanha.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025