Saúde Vila Real

CHTMAD aumenta capacidade no número de testes Covid-19 com resultados mais rápidos

Este novo equipamento, que se encontra alocado ao Serviço de Patologia Clínica, veio reforçar a capacidade tecnológica deste Centro Hospitalar, possibilitando um maior número de testes realizados à COVID-19, bem como permitindo melhorar significativamente o tempo de resposta aos mesmos.

Este equipamento, que se diferencia pelo upgrade tecnológico face ao atualmente existente, permite realizar 48 testes de diagnóstico, em simultâneo ou em contínuo, sendo que, para o efeito, não necessita de aguardar o término dos ciclos. Além disso, com este equipamento também é possível realizar testes rápidos (cerca de 50 minutos) para o diagnóstico da infeção pelo SARS-CoV-2, bem como todos os testes passíveis de se realizar por biologia molecular, podendo chegar a um total de 900 testes diários.

Com um investimento de cerca de 340 mil euros, o Serviço de Patologia Clínica do CHTMAD garantirá, assim, uma resposta mais célere a todos os utentes das Unidades Hospitalares de Chaves, Lamego e Vila Real que necessitem de realizar este tipo de teste à COVID-19 no âmbito das diferentes atividades assistenciais.

O Conselho de Administração congratula-se pela aquisição deste novo equipamento que constitui uma mais valia na capacidade de resposta aos utentes da área de referenciação deste Centro Hospitalar.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025