Cultura Sociedade Vila Real

Certificação da Louça Preta de Bisalhães

Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no âmbito da Salvaguarda da Louça Preta de Bisalhães, a Câmara Municipal de Vila Real é, neste momento, detentora da Indicação Geográfica (IG) e de um logótipo da Louça Preta de Bisalhães, ferramentas essenciais para agregar valor, diferenciar produtos e serviços no mercado, garantindo, também, ao consumidor a autenticidade e qualidade do produto.

A IG identifica um produto ou serviço com qualidades únicas ligadas a um local geográfico, enquanto o logótipo é o símbolo gráfico que representa essa origem e garante a genuinidade, além de impulsionar o turismo e a economia local. 

“Registar uma indicação geográfica é uma forma de valorizar não só a Louça Preta de Bisalhães, como também de proteger os Oleiros, garantindo que as peças que produzem tenham um selo de qualidade, o que atesta autenticidade ao trabalho produzido”, assim referiu Mara Minhava, Vereadora da Cultura.

A IG traz inúmeros benefícios ao artesão e ao próprio território, na medida em que propicia o aumento da produtividade, da competitividade. Há um maior estímulo à economia local, bem como a ampliação do renome do produto da região, o que tem repercussões positivas no fluxo de turistas. 

A A. CERTIFICA, atualmente o único organismo de certificação acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) para a certificação de produções artesanais tradicionais, continuará a colaborar com a Câmara Municipal e, numa fase posterior, contando com o auxílio da Junta de Freguesia de Mondrões, articulará com os próprios Oleiros, para que o processo da certificação da Louça Preta de Bisalhães seja uma realidade.

“A certificação significa uma garantia de qualidade, uma informação muito importante prestada aos consumidores, bem como um incentivo aos artesãos e às oficinas para que continuem o seu trabalho”, rematou Mara Minhava.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025