O colorido da Festa Internacional das Camélias está de regresso a Celorico de Basto, após dois anos de interregno provocados pela pandemia. A celebração decorre ao longo de todo o mês de março com diversas atividades.
Na apresentação da edição deste ano, que aconteceu na autarquia celoricense, o autarca afirmou que pretende marcar com esta celebração “um novo normal”, esperando a visita de “muitas pessoas”.
O cartaz do certame estende-se ao longo de todo o mês de março com diversas atividades desportivas, culturais e económicas, tendo sempre a Camélia como “rainha” da celebração.
Pelas ruas da cidade minhota já se vislumbram as primeiras flores mas durante os dias de celebração elas serão mais abundantes, envolvendo toda a vila, com camélias a serem vistas nas fachadas das casa, montras de lojas, espaços públicos, e muito mais.
Um dos momentos latos da programação será o concurso internacional de camélias, na Casa da Terra, um evento que habitualmente conta com uma forte presença da comunidade espanhola, tanto a visitar como a expor.
O encerramento das festividades será sublinhado co o habitual cortejo que leva às ruas de Celorico milhares de pessoas.
De acordo com Peixoto Lima, “a camélia é um valor muito forte do nosso património cultural que queremos continuar a estimular”, aliando ao “potencial económico que já representa”.
O autarca deixou ainda a garantia que o município se manterá atento a qualquer questão que surja relacionada com a pandemia, assegurando que a autarquia teve todos os cuidados na forma como cada momento foi pensado.