Entrevista Sociedade

Casa do Douro: Eleições “só depois de situação financeira resolvida” afirma ministra

Durante a visita efetuada hoje à região do Douro a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, em resposta ao VivaDouro, afirmou que o processo eleitoral da Casa do Douro só irá avançar após resolvida a situação financeira da instituição.

No final da visita à Quinta do Pessegueiro, em São João da Pesqueira, questionada pela reportagem do VivaDouro, Maria do Céu Antunes afirmou que neste momento interessa “criar condições para resolver aquilo que diz respeito ao património da Casa do Douro, para também se poderem regularizar passivos que ainda existem e depois o processo eleitoral acontecerá de uma forma mais segura”, concluindo que entende que este é um processo “de especial importância para esta região”.

De acordo com a governante, “é preciso regularizar a situação para que os novos corpos sociais possam trabalhar. Só avançamos para eleições quando essa situação estiver regularizada”.

Recordamos que no passado mês de agosto, numa entrevista exclusiva ao nosso jornal, Agostinho Santa, Presidente da Comissão Admi­nistrativa do património da Casa do Douro, afirmava a respeito da dívida da Casa do Douro ao Estado que: “os bens da Casa do Douro estão avaliados, principal­mente os vinhos que são aqueles que respondem de forma direta a essas dívidas ao Estado e às entidades públicas. Foram avaliados por uma co­missão independente, nomeada inclusivamente pelo Governo, em que a Comissão Administrativa indicou um elemento, o Ministério da Agricultura indicou outro e o Ministério das Finanças indicou o terceiro. Portanto, era uma Comissão de três independentes que, efetivamente, avaliaram o vinho e apresentaram o seu relatório. Foi apresentado à tutela, mas não foi possível ainda dizer claramente com que valor se conta para chegarmos a acordo”.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025