Cultura Informação Sabrosa Últimas

Casa de Miguel Torga poderá ser Monumento de Interesse Público

[caption id="attachment_2805" align="alignleft" width="300"]Casa de Miguel Torga ! Fotos: Direitos Reservados Casa de Miguel Torga ! Fotos: Direitos Reservados[/caption]

No dia 26 de setembro do presente ano, foi publicado no Diário da República o anúncio que estabelece o prazo de Consulta Pública relativa ao Projeto de Decisão relativo à classificação da Casa de Miguel Torga em S. Martinho de Anta, como Monumento de Interesse Público (MIP).

Termina a 9 de novembro o prazo de pronúncia relativamente à classificação da Casa de Miguel Torga como Monumento de Interesse Público.

A publicação no Diário da República vai também de encontro ao objetivo do executivo pôr em prática “uma estratégia de amplitude do próprio sítio cultural, ao nível da visitação, visando uma dinâmica de articulação entre o Espaço Miguel Torga e a casa do escritor”, afirmou a autarquia em comunicado.

A Câmara Municipal de Sabrosa registou com satisfação este procedimento administrativo, ciente de que vai agilizar o processo de classificação em curso.

O Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Marques “aguarda agora que a fase operacional prevista para a imóvel focalizada no projeto de recuperação e de musealização da casa do escritor já publicamente apresentado em Janeiro de 2015, seja materializada pelo Governo”.

A casa de Miguel de Torga no aspeto cultural, funcionou igualmente como local de inspiração de algumas das obras do escritor, sendo restaurada em 1960 pelo próprio e mantendo ainda a sua traça original. É constituída por um só piso e preserva da época algum do seu recheio. Possui ainda um jardim onde Torga emprestou todo o seu cuidado, sendo algumas espécies florais e arbustivas vigentes da sua escolha.

“Penso que no futuro, se pode estabelecer um elo cultural interativo entre o espaço interpretativo e a casa onde nasceu Torga e que ambos possam produzir mais conhecimento não só sobre a obra do escritor, mas também sobre a sua vivência mais quotidiana”, sublinhou José Marques.

 

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025