Aproveitando a abertura de candidaturas aos Fundos Comunitários, nomeadamente ao Norte 2030, o município de Carrazeda de Ansiães preparou um pacote de operações que representam um investimento que ascende os 9,5 milhões de euros.
A requalificação e ampliação do Balneário Termal de São Lourenço é a obra que salta à vista, representando, nesta candidatura, um investimento superior e 1,6 milhões de euros. Um projeto estruturante na área do Turismo, que o município quer dotar de condições de excelência para servir residentes e visitantes.
Seguindo a estratégia adotada nos últimos anos, que levou à Criação do Museu da Memória Rural, que integra diversos núcleos museológicos temáticos, espalhados pelo concelho, um dos projetos que procura apoio dos fundos comunitários é o Núcleo Museológico da Tanoaria, uma operação que pode custar perto de 700 mil euros.
A nível das infraestruturas básicas, fundamentais para o bem-estar da comunidade, a autarquia tem em mãos um projeto de remodelação das infraestruturas de Água e Saneamento da Aldeia de São Lourenço, com um custo de 434 mil euro e a substituição de um troço da adutora de abastecimento de água: Carrazeda – Foz Tua, entre Carrazeda e Parambos, com um investimento previsto de 718 mil euros.
O Município planeia também avançar com obras de requalificação diversas, tendo já realizado as obras de requalificação da rua Morais Fernandes, Francisco Sá Carneiro e Victor Guilhar no montante de 670 mil euros submeteu ainda candidaturas para a requalificação da rua Marechal Gomes da Costa, orçada em 422 mil e euros e da Avenida Aquilino Ribeiro, obra que custa 678 mil euros; requalificação do Recinto da Feira de Carrazeda de Ansiães, com um projeto de investimento superior a 500 mil euros; requalificação da Rua da Telheira, com um orçamento estimado de 177 mil euros; requalificação da Antiga Escola Primária em Carrazeda de Ansiães, orçada em 437 mil euros e ainda a requalificação do Antigo Edifício do GTL, que representa um investimento de 250 mil euros. Por fim, reabilitação do Espaço Público do Loteamento do Alto do Vilarinho e Zona Envolvente, com um custo calculado em 334 mil euros.
Neste pacote de candidaturas há também um projeto de melhoria da Eficiência Energética do edifício dos Paços do Concelho de Carrazeda de Ansiães, com um orçamento de 225 mil euros, e uma aposta clara na Modernização e Desmaterialização dos Serviços Municipais, com o projeto Ansiães Digital, que tem um investimento estimado de 345 mil euros.
O Municipio pretende ainda dotar os serviços municipais de proteção civil de melhores infraestruturas com a criação do Centro de Apoio ao Serviço Municipal de Proteção Civil, obra orçamentada em 655 mil euros.
Na área da Educação o Município apresentou uma candidatura para a promoção do sucesso escolar em Carrazeda de Ansiães que visa melhorar os indicadores educativos e combater o insucesso escolar e vai dar continuidade ao trabalho anteriormente feito, com o montante de 274 mil euros o município irá contratar uma equipa multidisciplinar e realizar diversas actividades educaticas.
Por fim, o Município de Carrazeda de Ansiães concorreu ao programa Cultura para Todos, que basicamente pretende promover a igualdade no acesso à cultura, combater a exclusão de grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos, usando a cultura para minimizar discriminações, assimetrias económicas, sociais, culturais e territoriais, este projeto tem um orçamento de 154 mil euros. Nesta área social o Município já tem aprovada uma candidatura, CLDS 5G uma nova edição dos contratos locais de Desenvolvimento Social que visa reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza com um investimento de 500 mil euros este projeto vai decorrer durante os próximos 3 anos.
Este pacote de candidaturas reflete o empenho do município na promoção do desenvolvimento do concelho, da melhoria das infraestruturas que, no seu conjunto, garantem melhores condições de vida aos cidadãos. Carrazeda de Ansiães, à semelhança da maioria dos municípios do interior, tem escassos recursos próprios, os Fundos Comunitários são a oportunidade para realizar os investimentos que o concelho precisa.