Política Reportagem Tabuaço

Carlos Carvalho: “Decidir é difícil porque nunca há uma decisão perfeita”

[caption id="attachment_504" align="alignleft" width="300"]Carlos Carvalho, preside desde novembro de 2013 a Câmara Municipal de Tabuaço Carlos Carvalho, preside desde novembro de 2013 a Câmara Municipal de Tabuaço[/caption]

Carlos Carvalho preside a Câmara Municipal de Tabuaço desde novembro de 2013, tendo desde essa altura como principal prioridade a estabilidade financeira do município. O VivaDouro acompanhou o autarca em mais uma rúbrica “Um dia com o Presidente”.

A manhã começou com uma reunião de câmara aberta ao público, seguida de um almoço no âmbito da organização do Rally Vinho do Porto, que teve a primeira edição no ano passado e que se volta a repetir no mês de setembro.

Habitualmente, os dias do autarca começam cedo, sempre que pode, tenta ir para a câmara logo de manhã, visto que, de acordo com Carlos Carvalho esta “é a fase do dia em que se consegue fazer mais coisas”, explica.

Apesar de cada dia ser diferente do anterior, há situações que acabam por se repetir diariamente, nomeadamente as várias reuniões em que tem que participar, no entanto, para o chefe de concelho uma das “grandes vantagens que este tipo de trabalho tem é o facto de nenhum dia se repetir”. Carlos Carvalho sublinha que o município se encontra a trabalhar com pessoas e “as pessoas são todas diferentes umas das outras, o que faz com que dificilmente se repita um dia”, referiu. Acrescentando ainda que “no fundo a única rotina dos dias é tentar todos os dias fazer um bocadinho melhor do que aquilo que fizemos no dia antes”.

Em conversa, o autarca referiu que a conjuntura económica que se vive atualmente é um dos principais problemas que o concelho atravessa, “temos um valor de endividamento claramente superior aquilo que a nossa capacidade financeira permite”, explicou Carlos Carvalho.

Aliada a esta situação, o presidente refere ainda a migração da população mais jovem para outros pontos do país devido à falta de emprego. “Existe cada vez mais uma maior formação daquilo que é a nossa população mas essa formação não resulta num acréscimo da qualidade dos nossos serviços visto que as pessoas têm que sair porque nós não conseguimos gerar a tal riqueza que permita maior investimento”, afirmou ao VivaDouro.

Carlos Carvalho referiu no entanto que o município tem como objetivo apostar nas potencialidades como forma de colmatar estas situações, sendo que neste ponto o aproveitamento do Turismo se apresenta como uma prioridade. “Temos cada vez mais unidades hoteleiras que permitem que as pessoas fiquem bem e fiquem em conta, quer a nível de Turismo de habitação quer de Hotéis de maiores dimensões”, esclareceu.

O autarca referiu ainda o “enorme potencial agrícola” que Tabuaço detém, sendo que a estratégia adotada pela autarquia é “identificar estes pontos fortes” para conseguir “criar algumas dinâmicas”, referiu Carlos Carvalho.

Depois de uma pequena conversa entre o presidente e o VivaDouro, o autarca dirigiu-se para uma reunião do Concelho Local de Associação Social, que se realiza trimestralmente. Sendo que esta sessão tinha como objetivo a aprovação do plano de desenvolvimento social.

Após conhecermos as instalações da câmara, o VivaDouro acompanhou o autarca em visita a algumas aldeias do concelho, no âmbito de intervenções que irão ser feitas nestes territórios tendo em conta o próximo quadro comunitário 2014-2020, dentro dos perímetros urbanos.

“No fundo pretendemos delimitar uma área de cada uma delas, área essa que nos permitirá intervir na requalificação dos espaços públicos” e de “alguns equipamentos”, explicou o autarca.

A visita começou em Sendim, a segunda maior freguesia do concelho. No que diz respeito a esta aldeia, Carlos Carvalho gostava de ver feitas algumas requalificações, “nomeadamente o centro paroquial, a criação de um novo edifício” e a “requalificação da escola”, afirma.

[caption id="attachment_506" align="alignleft" width="300"]Carlos Carvalho - Câmara Municipal de Tabuaço A manhã do autarca começou com uma reunião de Câmara aberta ao público / Foto: Salomé Fonseca[/caption]

Próxima paragem, Valença do Douro, aldeia que para além de estar inserida na zona de Património Mundial, é também o local onde Carlos Carvalho nasceu.

O presidente considera que esta zona tem um “elevado potencial turístico”, gostaria de ver realizada a “requalificação de todo aquele património que existe” bem como das “acessibilidades e dos acessos”. De acordo com o autarca, neste momento existe também um projeto de substituição de saneamentos, abastecimento de água e de requalificação na colocação de paralelo em vez de cimento.

Tabuaço foi o último ponto de visita, nesta área, “existe um trabalho de regeneração urbana que foi terminada neste último quadro comunitário e que necessita de ter continuidade”, explicou Carlos Carvalho.

Estas visitas estão inseridas na primeira fase de ação, que diz respeito à delimitação das áreas, de acordo com o autarca o próximo passo é a sua aprovação em reunião de câmara e Assembleia Municipal até junho deste ano, seguidamente sucede-se a definição de um plano de ação.

Carlos Carvalho sublinha no entanto que neste momento não quer “criar expectativas, porque nada disto amanhã pode ser aceite, estamos a preparar uma candidatura”, frisou.

O presidente considera ainda que se for criado “o embrulho perfeito, entendendo as potencialidades que cada um tem”, acredita que consigam “ter as candidaturas aprovadas, mas não podemos dizer de alguma forma que é algo garantido”, acrescentou.

O autarca lembra ainda que os pontos visitados são “apenas mais uma fase de toda a estratégia de preparação para o próximo quadro comunitário”, referindo também que irão ser igualmente realizadas estratégias nas áreas do turismo, cultura e da ação social.

De regresso à Câmara Municipal, o presidente confessou ao VivaDouro que considera o balanço deste ano e meio de mandato “claramente positivo mesmo tendo a noção que as coisas podem melhorar”, declarou. “Somos sempre muito exigentes connosco e ficamos sempre com a ideia de que há uma infinidade de questões onde podemos melhorar, quando pensarmos de outra forma não faz grande sentido cá estarmos”, acrescentou Carlos Carvalho.

Para concluir, o presidente deixou uma mensagem de esperança à população: “apesar de todas as dificuldades que vivemos hoje em dia, quer financeiras, seja a conjuntura económica do nosso país ou mesmo a conjuntura económica local, Tabuaço tem potencial, o nosso território tem potencial, o Douro tem potencial”, concluiu.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025