A artista plástica Beatriz Albuquerque vai apresentar a Exposição Antológica “Corpo em Ação” (Body in Action) de 12 de julho a 6 de setembro no Museu da Vila Velha, em Vila Real.
Esta Exposição reúne variados projetos interdisciplinares de Beatriz Albuquerque, como Wonder Memories (Peregrinos da Memória), um projeto no qual são mapeadas, documentadas e divulgadas as memórias da diáspora portuguesa no mundo; o Crisis of Luck (Crise na Sorte) que ganhou o Prémio Revelação da 17ª Bienal de Cerveira no qual Beatriz oferece uma solução para todos os problemas do público sobre a forma de um bolo da sorte ou Activism (parte do Guerilla project) - um jogo e vídeo arte criado para enticar a revolução e o ativismo positivo em todos nós, que ganhou o Myers Art Prize em Nova Iorque e que foi uma das obras que o diretor do Casoria Contemporary Art Museum queimou durante a sua campanha de protesto contra a austeridade na arte em Itália.
No dia 12 de julho, às 16h, Beatriz Albuquerque apresentará a performance que integra na Exposição um outro seu projeto Trabalho de Graça (Work For Free). Nesta ação, Beatriz oferece a criação gratuita de uma obra de arte solicitada pelos participantes.
Beatriz Albuquerque desenvolve diferentes práticas artísticas do vídeo, à fotografia, com performances e instalações artísticas, tendo já recebido o prémio revelação da Bienal de Cerveira, assim como o prémio Myers Art do Teachers College, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e o prémio Ambient Performance Serie, em Chicago.