Sociedade Torre de Moncorvo

Baixo Sabor com mais de meio milhão de euros para rota de pintura mural

A Associação de Municípios do Baixo Sabor vai promover uma “Rota da Pintura Mural", dispondo de mais de meio milhão de euros para recuperação e restauro de pinturas murais em vários templos deste território.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), Eduardo Tavares, disse que este projeto era um anseio dos quatro autarcas que integram esta entidade intermunicipal.

“A candidatura foi aprovada e trata-se de um anseio dos autarcas que representam os quatro municípios que integram a AMBS, sendo um objetivo importante para o território com finalidade de valorizar o turismo religioso, traçando assim uma rota turística como destino nesta região”, vincou o autarca.

Segundo uma publicação em Diário da República (DR), o projeto "História a Fresco - Rota da Pintura Mural” dispõe de um valor base de 527.261 euros.

De acordo com o documento, publicado em 07 de setembro, esta candidatura visa conservar e restaurar pinturas murais a fresco, estruturas retabulares, bem como a execução de pequenas intervenções de revisão e melhoramentos nos edifícios nos quatro concelhos abrangidos por esta associação intermunicipal: Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança.

“Após a recuperação dos frescos existentes em capelas e igrejas destes quatro concelhos, vamos promover uma rota de visitação que prevê também a construção de centro de interpretação que ficará situado em Macedo de Cavaleiros”, explicou Eduardo Tavares.

O também autarca de Alfândega da Fé mostrou-se “muito satisfeito” com o arranque deste novo projeto para o território do Baixo Sabor, sendo considerado um passo “importante na consolidação da estratégia turística para o território dos Lagos do Sabor”.

“Esta intervenção faz parte da nossa estratégia turística para promoção e visitação dos Lagos do Sabor, para além desta rota da pintura mural fresco, prevê, ainda a criação de uma biorregião, complexos turísticos neste território, que conta também com circuito panorâmico composto por vários miradouros, entre os motivos de atração”, vincou Eduardo Tavares.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025