No dia em que Peso da Régua completou 40 anos de elevação a cidade, a Câmara Municipal distinguiu pessoas e entidades, cujo contributo tem sido fundamental para o desenvolvimento do Peso da Régua e do Douro.
MEDALHA DE BONS SERVIÇOS aos funcionários da Câmara Municipal, que no período compreendido entre agosto de 2024 e agosto de 2025 completaram 25 anos de serviço;
MEDALHA DE MÉRITO à Associação da Região do Douro para Apoio a Deficientes e à Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento, pelo trabalho fundamental na promoção da inclusão e da dignidade das pessoas com deficiência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa;
MEDALHA DE HONRA ao Agrupamento de Escuteiros 282 GODIM CNE e ao Futebol Clube de Fontelas pelo cumprimento de 100 anos ao serviço da comunidade.
No âmbito desta cerimónia foram entregues os prémios no âmbito da quarta edição do Prémio Nacional de Conto João de Araújo Correia: 1.º prémio ao conto “O Girassol no Telhado”, da autoria de António Manuel de Melo Breda Carvalho e Menção Honrosa ao conto “Regresso”, da autoria Sandra Inês Cruz.
A cerimónia de condecoração municipal contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Gonçalves e do Presidente da Assembleia Municipal do Peso da Régua, Artur Andrade, cujas intervenções sublinharam as conquistas de 40 anos de cidade, sem esquecer as perdas, que também fazem parte da história deste povo.
É imperativo continuar a trabalhar, em prol do desenvolvimento de Peso da Régua, cidade e concelho, por forma a que o legado para as gerações futuras seja sustentável, assente na igualdade social e no desenvolvimento económico.
Em 14 de agosto de 1985, Peso da Régua viu reconhecida a sua importância histórica, cultural e económica ao ser elevada a cidade. Quarenta anos depois, este marco continua a ser motivo de orgulho para todos os reguenses.
Entre tradições preservadas e novos horizontes de desenvolvimento, Peso da Régua reafirma-se como um ponto de encontro entre passado e futuro, brindando à sua história e ao caminho que tem para percorrer.