Lamego Política

Assembleia Municipal de Lamego aprova Contas de Gerência de 2021

A Assembleia Municipal de Lamego aprovou, na passada manhã do dia 29, o Relatório e as Contas de Gerência referentes a 2021. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, sublinhou a que esta conta de gerência é "da responsabilidade política e de gestão do anterior executivo socialista".

O autarca lamenta também que, "não partilhando das opções tomadas, que nos mereceram e merecem críticas, compete-nos fazer um relato fidedigno e isento das atividades desenvolvidas e apresentar contas rigorosas, em respeito pela Lei e pelo princípio democrático da continuidade da gestão autárquica. A execução orçamental efetiva foi fortemente anémica, correspondendo apenas a 21.560.832€.

Mais expressiva foi a gestão financeira do ano económico, com o aumento do endividamento bancário. Foram celebrados, em 2021, nove novos contratos de empréstimo para a execução das obras do PEDU e quatro novos empréstimos bancários para substituir outros existentes. Quando se diz que o Município de Lamego saiu do saneamento financeiro, é verdade. Mas não saiu por ter pago o empréstimo correspondente, mas por tê-lo substituído por um novo empréstimo bancário. Foi uma mera operação de cosmética e uma mentira orçamental”.

Do lado da receita, Francisco Lopes aponta que a autarquia não conseguiu gerar receita própria, mas "não deixou de esmagar os munícipes com impostos". "As transferências do Estado foram as mais altas de sempre com 11,3 milhões, mas tal não resultou em mais investimento ou melhor desempenho financeiro do município", critica, fundamentando que a receita própria diminuiu 1% e a receita de impostos, ao invés, cresceu 5,2%.

O autarca refere ainda que, do lado da despesa, as transferências correntes, do Município para outras entidades, diminuíram 22,99% "traduzindo o flagrante incumprimento do anterior executivo com os compromissos assumidos com os protocolos com clubes desportivos e associações culturais". Destaca ainda o incremento das despesas com pessoal, devido ao "aumento das despesas com tarefas, avenças e outras tipologias de contratação".

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025