Opinião

As árvores e a floresta

As árvores são relevantes quer isoladas, quer em associação.

Uma arvore, só por si, é fator de inspiração e de vida. Ela pode tornar mais humano um espaço estéril. Ela pode albergar vida. Ela pode inspirar poetas. Ela pode dar frutos e alimentar. Uma árvore pode ser relevante pelas flores que dá, pelos frutos que possa dar, pela sombra e pelo oxigénio. Pela sua textura. Porque alberga vida. Porque nos inspira. Uma árvore pode fazer a diferença e esconder em si mesma muitas histórias de pessoas e fazer a diferença por existir. Eu gosto particularmente de árvores.

Uma associação de árvores gera uma floresta e encerra em si mesmo muito mais do que uma mera associação de árvores. Uma floresta é um espaço mágico e que alberga uma imensidão de biodiversidade. O sistema radicular alberga-se no solo e interage com ele de forma exemplar. A floresta cede ao solo matéria orgânica para o melhorar, mas o solo é suporte e fornecedor de vida para as árvores e arbustos da floresta. Esta simbiose envolve uma complexidade de seres vivos e merece a nossa reflexão.

Partes importantes da vida do Homem passam-se dentro da floresta. Num passeio que se dá com a família e amigos. Numa corrida, numa volta de bicicleta, num pic-nic. No estudo de toda esta dinâmica e nos benefícios que daqui advêm. No solo que fixa. Na água que ajuda a purificar e a reter. Na biodiversidade que alberga. Na Economia que daqui pode resultar. A floresta é vida em todos os sentidos, ou pelo menos de forma muito mais ampla e complexa do que nos possa parecer.

Eu gosto de florestas. Que este território e as nossas florestas nos continuem a inspirar. Que as nossas florestas se façam comunicar e se diga quão importante é trazer conhecimento e tecnologia para as entender em toda a plenitude, para conseguir cuidar delas, efetivamente, e conseguir valorizar mais todos estes recursos escondidos.

As florestas precisam dos jovens e, em particular, dos jovens tecnológicos que as procurem entender. O nosso futuro na terra depende muito dessa simbiose entre florestas e jovens e jovens e tecnologia. Eu gosto de florestas. Que não se fale delas apenas no Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025