Cultura Torre de Moncorvo

Apresentação do livro “Judeus Portugueses e CARTAS DE JOGAR” de António Júlio Andrade

No passado dia 4 de agosto o Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues celebrou o primeiro aniversário, com a apresentação do livro “ Judeus Portugueses e CARTAS DE JOGAR” de António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães, na Igreja da Misericórdia de Torre de Moncorvo.

Nuno Gonçalves, presidente da câmara municipal de Torre de Moncorvo, referiu que os dois autores “ António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães dedicaram mais de duas décadas ao estudo do judaísmo e ao estudo da cultura judaica, quer em Torre de Moncorvo, quer no distrito de Bragança.”

“Não é normal num livro falarmos em casas de jogo, que no fundo são casas de jogo ou azar, o que retrata bem o que era toda a sociedade do final do século XVI e princípio do século XVII, onde o moralismo por parte da dinastia filipina e do Rei D. Filipe da proibição de jogar, mas ao mesmo tempo de taxar essas casas de jogo e essas taxas irem para a coroa. Tudo isto retrata fielmente o que se passava na época e para Torre de Moncorvo é muito importante porque nos identifica as casas de jogos que existiam, três que são identificadas e uma quarta que não é identificada”, explicou Nuno Gonçalves.

António Júlio Andrade, o autor, salientou que “ este livro fala sobre os Judeus Portugueses e os jogos das cartas. Atrás dos jogos das cartas escondia-se muito da vida deles, tanto da vida religiosa, da vida cultural, das riquezas e da vida económica. Neste livro damos muita importância aos controladores transmontanos e ao jogo das cartas em Trás-os-Montes e primordialmente em Moncorvo mais do que em outra terra qualquer.”

De seguida teve lugar no Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues uma visita guiada assim como uma breve explicação sobre passeio judaico existente no centro histórico da vila, que tem início no Centro de Estudos Judaicos e termina na casa que a tradição relaciona com a Inquisição.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025