Opinião

A cidade que se impõe Douro Sul

Por Domingos Nascimento

Com aproximadamente 100.000 habitantes a cidade de nome Douro Sul, vai ganhando forma. Com um território que vai desde a margem do Douro até às serras das Beiras, esta cidade tem características únicas.

Uma cidade que abraçou cidades e vilas cheias de história e de futuro. Nasceu da vontade histórica dos seus líderes, que visionaram um caminho mais risonho para os seus concidadãos, unindo-se para construir oportunidades. Por sua vez, os cidadãos e as instituições, deram as mãos e avançaram para um aproveitamento de sinergias nunca antes visto.

 A cidade do Douro Sul, foi a escala que concluíram ser imprescindível para manter vivas as suas terras, assoladas pela catástrofe demográfica, que as estava a esmagar.

Fomos ao futuro e deparamo-nos com extraordinários exemplos de boa organização territorial.

 Um primeiro exemplo:

1- Esta cidade é servida por uma estrutura organizativa inovadora na área da saúde, constituindo-se numa Dinâmica Integrada em Saúde.

Muito resumidamente, podemos salientar que esta Dinâmica em saúde integra, em sintonia perfeita, aproveitando todos os recursos, um Hospital com programa funcional suficientemente largo para uma resposta satisfatória aos cidadãos do Douro Sul; Um Agrupamento de cuidados de saúde primários, com recursos humanos suficientes; Muitas Instituições de solidariedade social e todos os Municípios com atividades em saúde.

Entretanto, o Hospital levou ao domicílio o internamento hospitalar.

Nesta Estratégia, na cidade do Douro Sul, só tiveram em conta o bem-estar dos cidadãos, colocando-os no centro de todas as preocupações.

Convido-o a ir ao futuro fazer uma visita a esta "cidade" Douro Sul e ajudar a construir o presente com maior proximidade.

Felizmente já há muita realidade nesta visão algo ficcionada de uma " cidade" à escala do Douro Sul.

O destino colocou nas lideranças concelhias, neste território, autarcas de excelência e muito particularmente Presidentes de Camara com visão e capacidade de diálogo.

Acredito que o caso da saúde será paradigmático, mas há já várias iniciativas que não podem deixar de ser realçadas. O caso da Baga do Sabugueiro e da Infraestrutura que serve para a preparar para exportação. A Regiefrutas, encontrada com grandes problemas de sustentabilidade financeira, está a ser um excelente exemplo de que uma boa liderança autárquica, com a conjugação de sinergias de vários concelhos, as coisas acontecem e promovem-se novas oportunidades para a agricultura do Douro Sul.

O cluster do espumante, o da maçã, da castanha, da vinha e do vinho, o dos monumentos históricos, da cultura, estes e outros que todos facilmente identificamos, servem para ilustrar tanto em comum neste território.

Há muita vida neste Douro Sul.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025