O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai assinalar o seu 40º aniversário, com a realização de um vasto programa de iniciativas que incluem conferências, tertúlias e atuações musicais que permitam, ao mesmo tempo, refletir sobre o futuro do ensino superior politécnico no interior do país.

Para além de Viseu, está previsto que este programa de atividades se estenda a Lamego, cidade que acolhe a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, sob a tutela do IPV.
O Presidente da Câmara Municipal, Ângelo Moura, marcou presença na apresentação do programa de comemorações dos 40 anos, defendendo na sua intervenção que as instituições de ensino superior são um importante motor de desenvolvimento dos territórios. "É percetível para qualquer cidadão o contributo destas instituições para o desenvolvimento de Lamego. A Escola Superior tem desempenhado cabalmente o seu papel e vai continuar a fazê-lo, assim se deseja", destacou.
No âmbito já destas comemorações, o Teatro Ribeiro Conceição foi palco no início desta semana de um concerto pela Orquestra Jovem "Música para Todos", oriunda do Estado de Piauí (Brasil).
Segundo o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Monney Paiva, a instituição tem-se afirmado "à custa daquilo que tem sido um processo de comunicação, de participação e de envolvimento dos parceiros na região".
O leque de iniciativas a desenvolver terá a preocupação de integrar atividades que mostram a forma como o IPV se relaciona com os seus parceiros e de reforçar essas relações com o território e a comunidade. Está prevista a realização de iniciativas que retratem a vivência deste politécnico, nomeadamente exposições físicas e 'on line', intercaladas com outras atividades focadas no conhecimento, na ciência e na técnica.