As Festas em Honra de Nossa Senhora do Socorro regressaram após dois anos de pandemia e repetiram o formato iniciado em 2019, mais dias de festa e um cartaz repleto de atividades e animação.
À hora do fecho desta edição faltava ainda cumprir o derradeiro dia das festividades mas o autarca reguense, José Manuel Gonçalves, em declarações ao nosso jornal, mostrava-se “bastante satisfeito com o sucesso alcançado”.
[caption id="attachment_30166" align="aligncenter" width="1500"]
“O balanço é extremamente positivo. Tínhamos um desafio que era cimentar o novo formato das festas que experimentamos em 2019 e que, por força das circunstâncias, só agora pudemos repetir.
É um formato diferente, com mais dias de festa e maior intensidade. Queremos tornar as nossas festas num ponto de animação de referência para toda a região em altura de verão
Conseguimos em pleno atingir os nossos objetivos e isso ficou sublinhado pela adesão de milhares e milhares de pessoas ao longo dos 26 dias de festa.
As festas foram organizadas num espaço com cerca de 1 quilómetro de extensão, a Avenida do Douro, que esteve cheio ao longo de todos os dias da festa”.
[caption id="attachment_30164" align="aligncenter" width="1500"]
De acordo com o autarca, o sucesso deste novo modelo será para manter nos próximos anos, contribuindo também para a animação da região, um desígnio dos autarcas durienses em ter um território dinâmico para todos quantos o visitam durante este período.
“Temos um modelo que irá contribuir para aquilo que o Douro quer, ser uma região mais turística, com animação e dinâmica. É um modelo para manter e consolidar, temos já algumas ideias para melhorar esta dinâmica mas em si vai de encontro aquilo que devem ser as Festas em Honra da Nossa Senhora do Socorro, e do Douro.
Estou convencido, e o feedback que vamos tendo confirma isso, que criamos surpresa, já tínhamos o conceito delineado e experimentado em 2019, este ano conseguimos consolidá-lo surpreendendo muita gente. Temos aqui mais um projeto que acima de tudo contribui para aquilo que queremos na região que é ter animação e festa para sermos um destino turístico de referência.
Tudo isto é feito em complementaridade com outras festividades da região, como por exemplo com as festas de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, que começam já dentro de poucos dias”.
[caption id="attachment_30165" align="aligncenter" width="1500"]
O autarca mostrou-se ainda feliz por poder este ano voltar a contar com os emigrantes que, devido à Covid, estiveram também muitos deles sem possibilidade de regressarem à sua terra natal.
“Foi importante que este ano os nossos emigrantes pudessem vir em força, sem restrições, e que sentissem que este município, a terra deles, continua a estar pronta para os acolher. Foi um momento de reencontro em pleno”.